Terapia cognitivo comportamental
RESUMO
PSICOLOGIA E BASES DO PENSAMENTO COGNITIVO COMPORTAMENTAL
15 DE ABRIL DE 2013
ITAPERUNA - RJ
A Psicologia é um campo do Conhecimento relativamente novo, nasceu da Filosofia e adquiriu sua independência um pouco mais de 120 anos. Pode-se estabelecer uma divisão clara entre doutrina e ciência. O conhecimento é aceito pela fé e depois avaliado, criticando o argumento e centralizando as evidências que confirmem ou não suas idéias. A partir do desenvolvimento do conhecimento humano e da linguagem surgiram quatro formas de conhecimento, sendo eles: Empírico (senso comum – as características que os qualificam são: ametódico, assistemático e dependente), Religioso (dogma), Filosófico (razão) e o Científico (fato que se mantém até que prove o contrário).
A Terapia Comportamental fundamenta-se na teoria da aprendizagem em sua prática clínica. Dentre os tipos de aprendizagem destacamos: Aprendizagem de Aquisição, a verbal (linguagem com estímulos verbais), de Conceitos, de Resolução de problemas, Motora, Psicomotora, , sendo que estas últimas envolvem sequências ordenadas de movimentos. A idade, maturação, motivação e aspectos sociais (econômico e cultural) são alguns fatores que influencia na aprendizagem.
Os processos de aprendizagem comportamental são realizados por meio de simples observação, pelas consequências daquele comportamento ou pelo medo de pessoas (geralmente crianças não têm medo de adultos amigáveis). Os processos de aprendizagem comportamental geralmente ocorrem sem qualquer esforço por parte do aprendiz, em vários casos estes não tem consciência das mudanças ocorridas.
Behavioristas destacam que o comportamento observável concentra-se nos eventos ambientais e nas respostas a eles. Esta aprendizagem refere-se à maneira pela qual os organismos adaptam-se ao seu meio ambiente. Podemos dizer que aconteceu aprendizagem quando há mudança duradoura no comportamento, ocasionado pela experiência adquirindo novas