TEPIC-M
TESTE PICTÓRICO
DE
MEMORIA VISUAL
Professor: Rodrigo
Aluna: Mariana Polaczek Cesar
Objetivo
Avaliar a capacidade de o indivíduo recuperar uma informação num curto período de tempo.
Aplicação do Teste Pictórico de Memoria
A aplicação pode ocorrer individualmente ou coletivamente. As instruções do
Manual de Aplicações devem ser rigorosamente seguidas. Em geral, todo processo de aplicação para cada um dos instrumentos não ultrapassa 5 minutos, sendo que o tempo exato para aplicação do instrumento é de 3 minutos. Ao lado disso, devem observadas as condições necessárias para a realização de uma avaliação psicológica adequada.
História...
O primeiro investigador experimental da memoria humana foi
Ebbighaus, que em 1885, se interessou em saber qual a quantidade de informações, mais especificamente sílabas, frases sem sentidos, números ou monossílabos, que as pessoas poderiam lembrar de um teste de memoria, imediatamente após a apresentação de informações. As memorias começaram a ser testadas tanto por lembranças, reconhecimento, reconstrução, como por uma variedade de medidas indiretas. A natureza dos materiais poderia ser variadas, como também poderia ser a forma de apresentação, estratégias que os sujeitos usam para estudá-las, expectativas a respeito do teste de memória e relações entre vários conjuntos de materiais a serem aprendidos. Normas de aplicação para o Teste Pictórico de Memória
População- alvo
Pode ser aplicado em qualquer pessoa, indiferentemente de sexo e idade, devendo ser observadas na as Tabelas Normativas para interpretação.
Materiais Necessários para aplicação
Para aplicação do teste são necessários:
Manual
Folha de resposta
Crivo de correção
Ficha de aplicação individual com os estímulos do teste
Ficha de aplicação coletiva (transparência) com os estímulos do teste
Lápis ou caneta preta ou azul
Cronometro
Instruções para aplicação
O teste pode ser aplicado