teorico 5
Material teórico
Controle Estratégico
Responsável pelo Conteúdo:
Prof. Antonio Marcos Vargas Oliveira
Revisão Textual:
Profª. Dra. Roseli F. Lombardi
Controle Estratégico
Desde que Fayol definiu as atividades que compõem a função de administrar – prever, organizar, comandar, coordenar e controlar – as atividades de controle ganharam um peso ainda maior no processo administrativo. Não há como pensar a administração sem essa atividade e o mesmo ocorre com a administração estratégica.
O controle estratégico é o que irá garantir que todas as etapas do processo de administração estratégica cheguem a bom termo; que os resultados planejados sejam alcançados ou que, caso seja necessário, os resultados planejados sejam alterados, mas até essa alteração, quando ocorre, é resultado do processo de controle estratégico.
Atenção
Para um bom aproveitamento do curso, leia o material teórico atentamente antes de realizar as atividades. É importante também respeitar os prazos estabelecidos no cronograma.
Contextualização
O processo de gestão estratégica desenvolvido por você - consultor sênior de uma das maiores empresas de consultoria empresarial do mundo – e os executivos da Indústria de
Brinquedos FUN já está sendo implementado.
Chegou a hora de se iniciar o processo de controle estratégico e, para isso, você preparou um plano detalhado do que controlar, quem e em que momento controlar, justificando adequadamente as razões dos controles propostos nesse plano.
Para você está bem clara a importância do controle para a garantia de que tudo o que foi planejado possa ser alcançado. Você sabe que sem o desenvolvimento de controles adequado, não se pode garantir a chegada ao destino planejado, pois são os controles que irão dar as informações necessárias para as correções das ações que estão sendo desenvolvidas; mantendo, assim, o direcionamento adequado das atividades.
Porém, será que os executivos da Indústria de Brinquedos FUN estão