5 TEORICOS
SIMUND FREUD
(1856-1939) era especialista em problemas do sistema nervoso e em desordens neurológicas principalmente. Ao pesquisar essas desordens, Freud criou a teoria psicanalítica da personalidade.
PRINCIPAIS TEORIAS:
Personalidade: É a organização que faz com que nós sejamos únicos, formada por temperamento (inato) e caráter (adquirido). Esta teoria é composta por 2 concepções: Na primeira concepção Freud fala sobre o consciente, o pré-consciente e o inconsciente
Consciente: É uma parte da mente sobre algum comportamento que estamos cientes.
Pré-consciente: Parte do nosso inconsciente que podemos retomar área acessível às lembranças.
Inconsciente: Principal pressuposto e objeto de estudo da teoria Freudiana. Para todos os processos mentais há uma causa, é aquilo que não conhecemos, mas influenciam em nosso comportamento. Pois um dia esses elementos foram reprimidos dentro de nós. Porém o inconsciente não é necessariamente algo ruim.
A segunda concepção propôs o modelo estrutural com 3 estruturas básicas: Id, Ego, Superego.
Id: Tudo que herdamos desde o nascimento. Base da personalidade do individuo centrada nos prazeres do individuo. (Inconsciente)
Ego: Principio da realidade, conforme a pessoa toma consciência de sua identidade, reduzindo tensões e aumentando prazeres. (consciente)
Superego: Restrição à atividade consciente, formado por princípios éticos e morais, trazendo a auto-observação, avaliação e formação de ideias. (pré-consciente)
VISÃO PEDAGÓGICA SOBRE A APRENDIZAGEM:
Todos nós temos desejos reprimidos que interferem em nossas relações interpessoais. Planejamentos e métodos de ensino não são tão importantes, para a psicanálise o que realmente importa é o que está no interior dos professores e alunos. Um professor não deve simplesmente dar uma boa aula, ele deve compreender o que está fazendo ali, ele conhece a psicanálise sabe que o desejo de ensinar e o conhecimento estão permeados.
CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA PARA A