Mecflu
Resumo: O estudo das perda de pressão em uma tubulação é importante para o conhecmiento da pressõa adicional que se deve introduzir por meio de bombas para que um fluído percorra o percurso desejado . Ao escoar por um duto o fluído tem queda de pressão devido aos efeitos viscosos. Este trabalho tem por objetivo tracar a linha piezométrica através da medicão da pressão por meio de manômetros e pela pressão encontrada através dos cálculos de perda de carga pela fórmula de Darcy e o balanco de energia de Bernoulli. Para tal comparação foi utilizada uma bancada instrumentada com aparelhos de medição de fluxo e pressão.
Palavras-chave: perda de carga, perda de pressão, linha piezom]etrica.
INTRODUÇÃO
Sabe se que o escoar, um líquido perde energia com a tubulação e o meio externo de diversas formas, entre elas: atrito devido as rugosidades do duto, troca de calor com o meio externo, junções, entre outros. Porém são os efeitos viscosos que proporcionam queda na pressão do líquido.
Através da equação de Bernoulli, considerando que a velocidade em todo o duto é a mesmo, que o mesmo se encontra em um único nível de altura, e dividindo cada termo da equação pela gravidade, podemos encontrar a altura que o líquido sobe ao conectar a tubulação a um piezômetro. Desenhando uma linha através dos níveis de líquido obtém se a linha piezométrica, e a distância vertical acima do centro do tubo é a pressão dentro do mesmo.
Neste relatório serão apresentados os resultados de pressão obtidos por meio da sua medição por manômetros e o valor encontrado através da formulação de perda de carga de Darcy e o balanço de energia de Bernoulli. PERDA DE CARGA EM TUBULAÇÕES
Considerações *
Perda de carga pode ser definida como o decréscimo da carga total, expressa em unidades de altura, causada pela dissipação de um fluido em circulação. As perdas de carga são dadas em função da velocidade e viscosidade do fluido,