Teorias
Esta teoria é associada com o behaviorismo. Consiste no comportamento, a aprendizagem concentra-se na capacidade de estimular ou reprimir comportamentos, desejáveis e indesejáveis. Não há livre arbítrio conforme acreditado, os comportamentos são obtidos punindo o comportamento não desejado e reforçando ou incentivando o comportamento desejado com estímulos, repetindo até que ele se torne hábito. Como por exemplo, para os alunos em sala de aula, o comportamento positivo é encorajado através da promessa de recompensas e o comportamento ruim é respondido com consequências negativas. Com o tempo, se esses incentivos forem aplicados com frequência e sem modificações, tudo funcionará de forma harmônica. Em suma, entende-se que comportamento é uma interação com o que o sujeito faz e o ambiente.
Teoria de Bandura
É uma teoria de aprendizagem e cognição bem documentada e desenvolvida por Albert Bandura. Tem como principais idéias que as pessoas aprendem mais efetivamente novos conceitos através da imitação, modelagem e observação das ações e comportamentos dos outros.
A imitação é o primeiro passo na aprendizagem social, uma habilidade demonstrada por uma pessoa, e outra imita ou copia a habilidade. É a forma mais elementar de aprendizagem social, pois muitas vezes não há nenhum significado ligado à ação.
A modelagem é uma ferramenta muito eficaz a ser utilizada. Quando se é observado uma nova habilidade sendo realizada enquanto se descreve é mais rapidamente aprendida.
A aprendizagem por observação também é conhecida como aprendizagem por substituição. Bandura afirma que novas respostas são aprendidas através da observação de outros em novas situações. Com base na ação da pessoa que está sendo observada, formulamos novas idéias de como agir numa situação similar.
Terapia de Gestalt
Foi criada por Frederick Perls e um pequeno grupo de psicoterapeutas, na década de 1950. É a maneira peculiar como cada sujeito estrutura a percepção de si mesmo e do