Introdução a economia
Saraiva www.saraivauni.com.br Introdução à Economia
Capítulo 1
O problema econômico fundamental
A curva de possibilidades de produção.
Tarefas do sistema econômico.
O funcionamento de uma economia de mercado.
1.1 DEFINIÇÃO DE ECONOMIA
Economia é a ciência social que estuda a produção, a circulação e o consumo dos bens e serviços que são utilizados para satisfazer as necessidades humanas.
A Economia não é uma ciência exata cujas leis ou proposições sejam passíveis de verificação ou de experimentação em laboratórios. Por essa razão , embora os economistas estejam de acordo entre si sobre muitos fatos relativos à ciência 1 também discordam sobre muitos outros, conforme se perceberá no decorrer deste livro.
1.2 PROBLEMA ECONÔMICO FUNDAMENTAL
A Economia estuda , pois, a relação que os homens têm entre si na produção dos bens e serviços necessários à satisfação dos desejos e aspirações da sociedade.
Ocorre que as necessidades humanas são infinitas ou ilimitadas. Isto porque o ser humano, pela sua própria natureza, nunca está satisfeito com o que possui e sempre deseja mais coisas.
Por outro lado, os recursos produtivos (ou fatores de produção) que a sociedade conta para efetuar a fabricação de bens e serviços (a extensão de terra agriculturável e demais recursos naturais, o volume de mão de obra disponível para o trabalho e a quantidade de máquinas e equipamentos que a sociedade possui) têm caráter finito ou limitado.
Há, portanto, uma contradição . Os desejos e necessidades da sociedade são ilimitados e os recursos para efetivar-se a produção dos bens e serviços que devem atendê-los são limitados.
· Pof exemplo, é amplamente aceito que um aumento da procura por um bem no mercado normalmente tem como consequência a elevação do seu preço (ver Capitulo 2).
~'-----.
Capítulo 01
O problema econômico fundamental
Isto nos leva à seguinte proposição: por mais rica que a sociedade seja (por mais recursos
produtivos