saude da mulher
A saúde da mulher pode ser definida como as doenças ou condições que são exclusivas às mulheres ou envolvem diferenças sexuais particularmente importantes. Para que se reconheça essas modificações que ocorrem no corpo feminino é preciso conhece-lo.
Na infância nosso corpo ainda não esta totalmente formado, já na puberdade quando a menina esta se tornando uma moça, as características se dão pela diminuição no crescimento dos ossos, surgimento dos seios, surgimento de pelos no ventre e axilas, chegada da menstruação (menarca) e ovulação, aumento do desejo sexual e por mudanças emocionais, nesse processo passamos da infância para a fase adulta.
A menstruação
Tem inicio geralmente entre 10 e 18 anos com duração entre 49 a 55 anos, seu ciclo varia de 20 a 36 dias, porem a maioria das mulheres tem um ciclo de 28 dias com duração de 4 a 6 dias podendo variar de 2 a 8 dias.
A menstruação não é doença, mas podem ocorrer sintomas tais como: aumento do desejo sexual, dores no abdomem (cólica), dores nas pernas, dores de cabeça (enxaqueca) mal humor, irritação, depressão, dores nos seios. Apresentando esses sintomas, que são chamados de síndrome pré menstrual, deve-se procurar auxilio médico para certificar de que não é um problema maior.
Menopausa e climatério
Menopausa é o nome que se dá à última menstruação, um episódio que ocorre, em geral, entre os 45 e 55 anos. Quando ocorre por volta dos 40 anos, é chamada de menopausa prematura ou precoce. Muitas vezes, o termo é empregado indevidamente para designar o climatério, que é a fase de transição do período reprodutivo, ou fértil, para o não reprodutivo na vida da mulher.
A principal característica da menopausa é a parada das menstruações.
No entanto, em muitas mulheres, a menopausa se anuncia por irregularidades menstruais, menstruações mais escassas, hemorragias, menstruações mais ou menos frequentes. Outros sinais e sintomas característicos como ondas de calor (fogachos), alterações do sono,