teorias
Apesar de terem o mesmo objetivo, a busca da eficência das organizações, a administração Clássica e administração cientifica tinham abordagens diferentes.
Taylor tinha enfase nas tarefas- eficiência por meio do aumento da eficência por nivel operacional.
Fayol Eficiência por meio da da forma e disposição dos órgãos componentes da organização e das suas inter relações estruturais.
Teória Cientifíca- Teve inicio por volta 1900 pelo engenheiro Frederick Winslow Taylor, o nome dado foi devido a tentativa de aplicação de metódos da ciência aos problemas administrativos afim de diminir gastos e alcançar eficiência industrial.
Henry Ford – Foi respónsavel pelo salto qualitativo no desenvolvimento organizacional atual.
Frank Gilbreth – Seu objetivo maior era descobrie a melhor forma de trabalhar.
Lilian Gilbreth – Considerava o ambiente e as chances dadas aos funcionários essenciais para o aprimoramento da produtividade.
Henry Grantt – Desenvolveu gráficos para possibilitar melhor controle gerencial, destacou a importância do fator tempo, custo e planejamento.
Teória Classica – Teve inicio na França em 1916 por Henry Fayol, engenheiro que baseou nas tecnicas e principios que usava em seu trabalho para criar uma estrutura com funções basicas de uma empresa;
PREVER-COORDENAR-ORGANIZAR- COMANDAR – CONTROLAR.A Teória não se desligou do passado a estrutura ainda é análisada de cima para baixo, da direção para execução e do topo para as partes.
Oliver Sheldon – Separou em dois grupos problemas de admistração e organização, evidenciou a responsabilidade social das organizações.
James Mooney – Primeiro historiador da administração, consolidando todos estudos realizados na época de Fayol.
Lindall Vrwick – Consultor de sucesso, elementos de administração e principios de administração.
Luther Gullick – Considerado o grande intelectual desta teória. Pra ele os processos admistrativos interagem horizontal e verticalmente nas