Teorias
Evolução do enfoque Logístico
1
Definições
A primeira tentativa de conceituar a Logística foi feita pelo Barão Antoine Henri de Jomini (1779-1869), General do Exército francês sob o comando de Napoleão Bonaparte, que em seu “Compêndio da Arte da Guerra”, a ela se referiu como “a arte prática de movimentar exércitos”. O vocábulo logistique é derivado de um posto existente no exército francês durante o século XVII – Marechal des Logis, responsável pelas atividades administrativas relacionadas com os deslocamentos, o alojamento e o acampamento das tropas em campanha. O Barão Jomini chegou ainda a afirmar que: “a Logística é tudo ou quase tudo no campo das atividades militares, exceto o combate”.
2
1
26/8/2010
Definições
A palavra logística foi pela primeira vez utilizada pelos militares durante a Segunda Guerra Mundial, entre os anos 1940 e 1945, no século passado. Em 1926, o exército dos EUA definia a logística como a parte da arte militar que trata das medidas necessárias ao deslocamento e suprimento das tropas engajadas em operações militares.
3
Definições
Definição do “Council of Logistics Management – CLM” (Conselho de Gerencionamento Logísticos): “Logística é a parte do processo da Cadeia de Suprimentos que planeja, implementa e controla, de forma eficiente e eficaz, a expedição, o fluxo reverso e a armazenagem de bens e serviços, assim como o fluxo de informações relacionadas, entre o ponto de origem e o ponto de consumo, com o propósito de atender às necessidades dos clientes.”
Esse conceito se viu muito APLICÁVEL A PRODUTOS E SERVIÇOS e NAS ATIVIDADES DA PRODUÇÃO.
4
2
26/8/2010
Definições
Buscou-se então associar o conceito da logística também as atividades relacionadas a produção, segundo sugerido por Christopher (1997, p.2): “A Logística é o processo de gerenciar, estrategicamente, a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados por meio da organização e seus canais de