teorias
O maior representante da teoria clássica da administração foi Henry Fayol. Henry Fayol formulou uma teoria de gestão e definiu as funções de um gestor, que eram: planejar; organizar; comandar; coordenar e controlar.
Segundo Fayol, toda organização ou empresa deveria ter seis funções; funções técnicas, funções comerciais, funções financeiras, funções de segurança, funções contábeis e funções administrativas.
Teoria Burocrática da Administração
Max Weber foi o grande nome da teoria burocrática, sua teoria fundamentava-se que um homem pode ser pago para agir e se comportar de certa maneira preestabelecida, a qual lhe deve ser explicada com exatidão, minunciosamnte e em hipótese alguma permitindo que suas emoções interfiram em seu desempenho.
As principais características da teoria burocrática da administração eram caráter legal das normas e regulamentos; caráter formal das comunicações; caráter racional e divisão do trabalho; impessoabilidade nas relações e procedimentos padronizados; competência técnica e meritocracia; especialização da administração; profissionalização dos participantes.
Teoria Científica da Administração
O criador e participante mais destacado na teoria cientifica da administração foi Frederick Taylor.
A administração científica buscava a execução de tarefas em tempos ideais. Para isso Taylor, começou com estudo dos tempos e movimentos para definir o tempo padrão para cada peça; definição do perfil do trabalhador para cada tarefa; incentivos financeiros para aumentar a produção.
Teoria das Relações Humanas
A teoria das relações humanas surgiu nos Estados Unidos, ela foi desenvolvida principalmente por Elton Mayo. Essa teoria surgiu para se opor a teoria cientifica. Sua ênfase estava nas pessoas e a influência do fator psicológico na produtividade. Com as experiências executadas, perceberam que era possível motivar uma pessoa quando se sabe do que ela necessita e quando uma