Relatório - The Fog of War
Luísa Cunha Batista
“The Fog War” é um documentário dirigido por Errol Morris e, que tem como tema a vida política de Robert S. McNamara, secretário de defesa dos Estados Unidos entre os anos de 1961 e 1968. Errol Morris desenvolve seu documentário através de imagens de arquivo, gravações da casa branca e, principalmente, da entrevista de Robert com os seus então, oitenta e cinco anos.
É importante ressaltar que o documentário foi elaborado com base no que o diretor denominou de “Onze lições de vida de McNamara” e que estas não foram criadas por McNamara e sim, formuladas pelo próprio diretor a partir do conteúdo da entrevista.
Robert inicia sua entrevista dizendo que todo militar que se preze e que é honesto consigo mesmo, deve admitir seus erros e, portanto, deve admitir que matam pessoas desnecessariamente. Ele ainda ressalta que chegou a uma idade em que se deve olhar para trás, ver o que fez, tentar aprender com isso e tirar as próprias conclusões.
O ano de 1962 foi o ápice da chamada “Guerra Fria”, quando os soviéticos instalaram mísseis nucleares em Cuba. Tão logo foram descobertos os mísseis, os Estados Unidos começou a se mobilizar e iniciou uma política de autodefesa. O então secretário de defesa, Robert McNamara, disse ser necessário o desenvolvimento de um plano e considerar as consequências de qualquer ato por parte dos EUA e/ou Cuba. É exatamente neste ponto que podemos tirar a primeira lição de McNamara: Lesson 1 - Empathize with your enemy. De acordo com ele, procurar compreender como o inimigo pensa, age e reage é extremamente importante para delimitar as ações. Robert McNamara ainda declara que a “Cold War” nada teve de fria, muito ao contrário, ele a denomina de “Hot War”, pois, foi um período de muita incerteza e extremamente tenso para o governo dos Estados Unidos.
Lesson 2: Rationality will not save us. Robert ressalta que por muito pouco não houve uma guerra nuclear. Segundo ele, Kennedy foi