A importância dos indicadores sociais
1.
INTRODUÇÃO
O objetivo do presente trabalho é abordar sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) apresentando e indicando outro indicador o Produto Interno Bruto (PIB), partindo do pressuposto que não se deve considerar isoladamente a dimensão econômica, é necessário analisar também outras características (culturais, politicas e sociais ) que influenciam e estão presentes na qualidade da vida humana. Fechando a ideia da situação atual da educação mostrando a importância do trabalho social nesse âmbito.
DESENVOLVIMENTO
Diagnóstico Social
A Cidade Ocidental do estado de Goiás tendo por sua Capital Goiânia, com gentílico ocidentalense, tem censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2011, uma área de 390 km², com 58.262habitantes. Já seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) brasileiro é de 0,795, segundo o IBGE (2000).
É um município brasileiro, com sua localização ao Leste Goiano (GO), fazendo divisa com Brasília (norte), Cristalina (sudeste), Luziânia (sul) e Valparaíso de Goiás (oeste), representando 0.115% do estado, 0.024% da região e 0.005% de todo o território brasileiro.
O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) produz dados que são utilizados pela ONU (Organização das Nações Unidas) para facilitar a analise de uma determinada população em relação à qualidade de vida. Os critérios são: Educação, Renda e Saúde.
A Educação, na área educacional, o município possui 23 Escolas de Ensino fundamental, 5 de Ensino médio e 12 de Ensino pré-escolar. O total de alunos matriculados de acordo com o censo de 2012 do “Ensino- Matriculas, Docente e Rede Escolar” é equivalente a 9.977 no Ensino Fundamental, 2.480 no Ensino médio e 1.557 no Ensino pré-escolar, mas também se tem uma analise completa isoladamente de crianças, jovens e adultos e do tempo que ficaram