teorias socias do brasil
Resumo para N1
MARILENA CHAUI
“Mito fundador e sociedade autoritária”
Ideias principais do texto:
- Discorre sobre as marcas da sociedade colonial escravista presente em nossa sociedade nos dias de hoje, marcada pela estrutura hierárquica do espaço social.
- Superior que manda, inferior que obedece.
- Sociedade brasileira é autoritária
1. Estruturada pela matriz senhorial da colônia, as divisões sociais são naturalizadas em desigualdade naturalmente, pondo mulheres, negros, índios, idosos, etc, como inferiores. 2. Para os grandes, lei é PRIVILÉGIO, para as camadas populares, lei é REPRESSÃO. Leis são consideradas inúteis, feitas para serem transgredidas, não cumpridas e muito menos transformadas.
3. Não há distinção entre o público e o privado, devido as compras das terras brasileiras pela Coroa, que não dispunha de recursos para enfrentar sozinha a tarefa colonizadora deixando nas mãos dos particulares. Gerando um encolhimento do espaço público (ponto de vista dos direitos) e um alargamento do espaço privado
(ponto de vista econômico).
4. Nossa sociedade tem força suficiente para bloquear o trabalho e conflito das contradições sociais, porém isso é sinônimo de perigo, crise e desordem, gerando repressão militar para as camadas populares, e o desprezo para os opositores.
Sociedade auto-organizada, que expões conflitos é percebida como perigosa para o
Estado, e para o funcionamento “racional” do mercado.
5. Nossa sociedade tem o fascínio pelos signos de prestígio de poder (ex, o título
‘doutor’). Valorizando os que tem diplomas para atividades não manuais e desprezando os trabalhos manuais, como se vê nos salários mínimos. Desigualdade salarial entre homens e mulheres, brancos e negros, exploração do trabalho de idosos, e a tendência natural de pobres a vadiagem.
O BRASIL OCUPA O TERCEIRO LUGAR MUNDIAL EM ÍNDICE DE DESEMPREGO,
E SEGUNDO LUGAR NO ÍNDICE DE CONCENTRAÇÃO MUNDIAL DE
RIQUEZA E M´DISTRIBUIÇÃO DE