Resenha - Iniciação a pesquisa em direito
Muitos que se arriscam a definir o significado do que vem a ser pesquisa acabam por não fazê-lo por completo, onde a pesquisa significa criar conhecimento novo por meio de métodos já estabelecidos.
A pesquisa deve estar intimamente ligada a realidade, para que posso dar visibilidade as coisas simples e corriqueiras que até então não eram visíveis. A pesquisa na área das ciências humanas e sócias, a pesquisa significa “problematizar aspectos da realidade”, ou seja, tornar natural e compreensível questões e delas se extrair respostas por meio de uma análise metódica.
As pesquisas tendem a gerar teorias, as quais devem tornar dados de realidade em “padrões conceituais e a proposições afirmativas”. Nem sempre as pesquisas servem para desconstruir teorias já existentes, podem ser usadas para confirmar, comentar e até mesmo criticar essas teorias.
Não cabe a pesquisa formular o seu problema, objeto da investigação, este já deve se encontrar postulado no meio social, também não deve dispensar a base teórica de todo o conhecimento anteriormente produzido. Esse conhecimento já existente irá ajudar o pesquisador na elaboração de suas perguntas, que irão partir do, primeiramente de seu olhar crítico e posteriormente do conhecimento considerado por ele importante para justificar seu posicionamento em relação a fatos e objetos.
Diante de todo o conhecimento já produzido, o desafios da pesquisa se coloca a nossa frente, uma vez que tomamos como pronto e acabado todo ele, não imaginamos ser possível produzir além do que já estar feito, para isso, devemos nos desprender a timidez diante das afirmações teóricas e partirmos delas para fazermos leituras críticas. Pesquisa na área das ciências sociais: características
Para se compreender o que vem a ser ciências sócias, parte-se da distinção entre as ciências sócias e ciências da natureza.
Com efeito, a realidade social está para a realidade natural assim com o homem está para o mundo