ava
RESENHA CRÍTICA
OLIVEIRA, Lindamir Cardoso Vieira. Iniciação à pesquisa no ensino superior: o novo e o velho espírito científico nas atividades acadêmicas. In: XXIV ANPED, 2007, Rio de Janeiro. Anais do XXIV ANPED, 2007.
1. CREDENCIAIS DO AUTOR
Lindamir Cardoso Vieira Oliveira é graduada em Pedagogia (1976), mestre (1984) e doutora (1997) em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Atualmente é professora adjunta da UFGD e coordenadora do programa de Pós-graduação (Mestrado) em Educação nesta instituição.Sua produção científica está atualmente voltara para a Administração Educacional.
2. RESUMO DA OBRA
A iniciação à pesquisa é entendida enquanto parte da iniciação científica do aluno e da sua educação científica.Num primeiro momento, apontamos como entendemos o papel, limites e possibilidades dos cursos de graduação na iniciação científica e, posteriormente, a partir de uma breve caracterização histórica dos modelos de universidade, refletimos sobre as formas como a IC tem sido trabalhada na universidade brasileira.
A educação básica e o ensino médio têm tarefas prioritárias à socialização dos saberes científicos, artísticos e filosóficos mais elementares, ajudando o aluno a se inserir na vida social, na cultura em que vivemos oferecendo.
Para que se possam entender as formas de acontecimento da iniciação científica no interior das universidades brasileiras de 1970 até os dias de hoje, é interessante retomarmos rapidamente os modelos de universidade que eram dominantes nacionalmente no meio acadêmico. Para Castanho (2000) vivemos nas três últimas décadas a gradativa substituição de um modelo de universidade democrático-nacional-participativo para um modelo neoliberal-pluralista-plurimodal. O segundo modelo, segundo Castanho, está em plena emergência e disputa seu espaço com o modelo democrático-nacional- participativo, havendo uma clara sinalização de sua vitória. O autor aprofunda e discute esta