Trabalho Bambu
Ad by Zombie News
Casa de Chá Flutuante com Pátio de Bambu / Harmony World Consulting & Design
HLCC 06/10/2014 Arquitetura 180 Views
© T+E
© T+E
© T+E
© T+E
No jardim ShiQiao em Yangzhou, uma cidade ao noroeste de Xangai, há uma Casa de Chá flutuante com Pátio de Bambu projetada pelo arquiteto chinês Sun Wei, sócio da HWCD. Como uma firma de abrangência internacional, com escritórios em Londres e Barcelona, HWCD tem desenvolvido vários projetos como hotéis, boutique, residências e de uso misto. Seus projetos enfatizam a “interconectividade mundial” existente na esfera da arquitetura e o design, reunindo uma estética asiática tradicional e uma linguagem de design moderna.
O pátio de Bambu é um exemplo da filosofia de design da HWCD, abrangendo os fundamentos do jardim tradicional chinês, enquanto se misturam com o ambiente natural. O Bambu é disposto vertical e horizontalmente para produzir “profundidade” e efeitos visuais ao nos movimentar-nos pelos ambientes. Altas fileiras de varas de Bambu criam corredores ao longo da passarela ao ar livre e são organizados de forma assimétrica no lago.
Tradicionalmente, os pátios Yangzhou são formados por pavilhões voltados para o interior, criando uma paisagem interna. Inspirando-se nisso, o pátio de Bambu foi concebido a partir de uma planta quadrada básica fragmentada em pequenos espaços, para criar uma área de paisagem interna. Cada um dos espaços tem vistas para o lago circundante, permitindo uma visão panorâmica da área.
A partir do exterior, o pátio de Bambu é uma forma cúbica, com uma variação de cheios e vazios. A forte verticalidade se torna mais evidente à noite, quando a casa de chá acende para iluminar o ambiente. A forma simples ilustra a fusão congruente da arquitetura com a natureza.
Além disso, os materiais naturais, como Bambu e tijolos fornecem uma sensibilidade