G1 casa verde 27 11
INTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
Casa verde
CURSO: Engenharia Ambiental. Professor TIDIR: Wanise Ferreira Romero.
Alessandra Veloso, Daniela Almeida, Lulliany Alves, Marcelle Cordeiro, Vitor Ribas.
Resumo
Este trabalho teve como objetivo estudar as possibilidades de aplicação do bambu como um material de construção priorizando moradia popular no Brasil, sendo posteriormente enfocados na questão de habitação sustentável, na ação globalizada e localizada, analisando-se os aspectos decorrentes do processo de uso, quais seja: eficiência econômica, propriedades físicas e mecânicas do material, desempenho estético do bambu na arquitetura e suas possibilidades de eco desenvolvimento.
A ação escolhida para desenvolver a teoria que levaria a responder tais questões foi o estudo da construção de uma casa popular cujo material aplicado seria prioritariamente o bambu.
Palavras chave- Sustentabilidade, bambu, construções sustentáveis.
1. Introdução
A sustentabilidade vem se tornando tema principal em discussões sobre desenvolvimento. A preocupação com o crescimento econômico de forma sustentável tem como fundamento a exploração consciente do meio ambiente de forma a preservar recursos para as próximas gerações. Neste contexto, o principal desafio é incorporar práticas sustentáveis ao nosso dia-a-dia.
No caso das construções, o uso de materiais alternativos ainda sofre bastante resistência devido à necessidade de comprovação da qualidade dos mesmos, quando comparados aos materiais convencionais.
Para tanto, neste trabalho o objetivo é apresentar uma alternativa de prática sustentável que reúna tanto a qualidade do material alternativo quanto diminuição no custo geral da construção de uma casa popular. Para alcançar este objetivo o material escolhido foi o bambu, tendo como proposta sua utilização desde a estrutura à alvenaria.
O bambu é da família das Gramíneas arborescentes gigantes, composto principalmente de