A modernidade no Brasil
Publicado: 02/09/2013| 12h28 – g1 globo.com
O exército da Síria permanece em estado de alerta, apesar da perspectiva de uma ação militar estar mais distante, afirmou uma fonte das forças de segurança de Damasco à France Presse.
"A agressão americana contra a Síria, se acontecer, é uma forma de apoio ao terrorismo. O exército está em alerta e permanecerá até que o terrorismo seja completamente erradicado", disse a fonte, que pediu anonimato.
Obama iniciou uma intensa campanha de lobby para tentar convencer os congressistas reticentes a dar o apoio à intervenção militar na Síria, informou uma fonte da Casa Branca.
Rússia é o principal apoiante de Assad
Publicado: 05/09/2013 – Jornal de Noticias. A Rússia é o principal apoiante de Bashar al-Assad, que assim pretende manter a sua base naval no porto de Tartus, considerada de extrema importância para a imposição da influência russa no Mediterrâneo. Assad - pai e filho - sempre foram bons aliados de Moscovo, um bom fornecedor de armamento bélico.
Segundo os analistas, a Rússia teria enviado um vasto arsenal de armas pesadas, helicópteros de combate, caças MiG-29 e MiG-31 e baterias antiaéreas S-3000 para as forças militares sírias. A empresa russa Rosoboronexport foi citada pela organização Human Rights Watch por estar a fornecer armamento às forças leais a Bashar al-Assad.
Outro apoiante do regime sírio é o Irão, tendo o líder supremo, Ali Khamenei, anunciado abertamente o seu apoio a Bashar. Consta que o Irão terá cedido à Síria nove milhões de dólares para ajudar o país a conseguir vencer as dificuldades causadas pelas sanções impostas pelo Ocidente.
Além disso, terá fornecido equipamentos de guerra e enviado dois navios de guerra para a região como prova de apoio à Síria. Fontes oficiais da ONU informaram que o Irão vendeu ao regime sírio vasto armamento antes do início da revolução popular, apesar das restrições impostas.
Também