feito 3
A universidade existe para que se produza conhecimento, tendo pensamento critico, articular saberes, formando um cidadão profissional sabendo liderar. Assim como as demais instituições, a universidade está historicamente determinada, podendo dar certo ou errado, pois não é perfeita.
Não tendo como deixar de ser afetada pelo modo como as épocas históricas e as sociedades entendem o conhecimento. Algumas atribuições que devem conter em uma universidade
Participar da ampliação do patrimônio cultural da humanidade. Criticar as ameaças à estabilidade nacional. Entender o país, suas especificidades e o seu potencial. Ajudar a desenhar o retrato do que almejamos como sociedade. Criar as bases científicas e tecnológicas que permitam transformar recursos em bem-estar social.(BUARQUE, Cristóvão,1994)
A universidade comunitária surge com um modelo que têm por principio o desenvolvimento do entorno onde estão inseridas, possibilitando o acesso ao ensino superiora um número maior de pessoas, tendo em vista a falta de opções de acesso pela via estatal, possuindo uma dimensão pública estatal, é resultante do esforço das comunidades em constituírem espaços de formação para a população regional.
A problemática da indissociabilidade é, antes de tudo, uma problemática da cultura pedagógica universitária. Não se pratica a indissociabilidade com base num método, oriundo da pedagogia da transmissão, da pedagogia da transmissão acrítica. Pelo contrário, esse método e essa pedagogia promovem a disjunção que impossibilita a indissociabilidade.
Nenhum paradigma pedagógico pode pretender ser promovido à categoria de paradigma universal, de paradigma único. Assim, no contexto do mundo da incerteza, nada mais útil que o ato de provocar a tensão entre paradigmas pedagógicos opostos. Esse princípio será útil, também, para os paradigmas do método científico.