: TEORIAS SISTÊMICAS, VISÃO POR PROCESSO E VISÃO POR CENÁRIOS
CENÁRIOS
TEORIA DOS SISTEMAS
Sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo, e onde cada um dos elementos componentes comporta-se, por sua vez, como um sistema cujo resultado é maior que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente. Os sistemas podem ser abertos e fechados. Um sistema aberto é aquele que troca matéria e energia com o seu meio externo. A organização (a empresa, por exemplo) é um sistema aberto. Isto é, é um sistema mantido em importação e exportação, em construção e destruição de componentes materiais, em contrastes com os sistemas fechados.
Podemos dizer que um sistema consiste em quatro elementos básicos:
A) Objetivos: são partes ou elementos do conjunto;
B) Atributos: são qualidades ou propriedades do sistema e de seus objetos;
C) Relações de interdependência: consiste nas relações internas entre seus objetos; D) Meio ambiente: os sistemas são afetados pelo seu meio circundante.
O sistema é composto por três níveis: Sistema que é o que se está considerando. Subsistema que são as partes estruturadas e supersistema ou ecossistema que é o todo.
Na visão por processos, em um sistema temos a transformação de um conjunto de entradas em saídas adequadas. Há também uma sequência coordenada de atividades, com o objetivo de produzir um dado resultado.
Já na visão por cenários, tem-se uma descrição qualitativa e;ou quantitativa de situações futuras, hipotéticas, a respeito de uma empresa do setor, região ou país, dentro de um determinado horizonte de tempo.
EVOLUÇÃO DOS CONCEITOS DE MERCADO NA VISÃO NEOCLÁSSICAE DA
ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL E O CONCEITO DE ORGANIZAÇÕES Mercado pode ser