Teorias organizacionais - a.p.o
A.P.O
1 - Estabelecimento conjunto de objetivos entre o executivo e o seu superior: A maior parte da APO – Administração por objetivos utiliza o estabelecimento conjunto de objetivos, o executivo e seus superiores participam do processo de estabelecimento e fixação dos objetivos.
2 - Estabelecer objetivos para cada departamento: Basicamente a APO – Administração por objetivos está fundamentada no estabelecimento de objetivos por posições de gerência. Os objetivos, em alto nível, podem ser denominados de objetivos, metas, alvos ou finalidades, porém a ideia básica é a mesma. Determinar os resultados que um gerente em determinado cargo deverá alcançar. Mesmo quando os objetivos não se apoiam nos mesmos princípios básicos. Formar uma visão de conjunto.
3 - Elaborar planos táticos e planos operacionais, com ênfase na mensuração e no controle: Após a definição dos objetivos departamentais, elaboram-se os planos táticos e os planos operacionais para alcança-los. Como a APO – Administração por objetivos enfatiza a quantificação, a mensuração e o controle, torna-se necessário mensurar os resultados atingidos e compará-los com os resultados planejados. Somente os resultados que podem ser mensurados podem ser aplicados a APO – Administração por objetivos.
4 - Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos: É necessária uma avaliação contínua dos planos na abordagem da APO – Administração por objetivos, para a correção do rumo para se alcançar o resultado esperado. Na APO – Administração por objetivos há um ciclo que envolve as seguintes etapas:
• Fixação dos objetivos Globais da empresa;
• Elaboração do Planejamento Estratégico;
• Fixação dos objetivos departamentais para o ano;
• Elaboração do plano tático do departamento;
• Desdobramento do Plano Tático em Planos Operacionais;
• Avaliação dos resultados alcançados em comparação com os objetivos departamentais;
• Revisão nos planos ou nos objetivos