Teoria da administração
* Principal autor: Peter F. Drucker (1950) * Principais características: * Ênfase na prática da administração. * Reestruturação dos conceitos Clássicos. * Ênfase nos objetivos e resultados.
* A teoria Neoclássica é a redenção da teoria clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje.
Se caracteriza por uma forte ênfase nos aspectos práticos da administração e pela busca de resultados concretos e palpáveis, sem se descuidar dos conceitos teóricos. A praticidade embasada nos conceitos visa principalmente a ação administrativa. A teoria só tem valor quando operacionalizada na prática.
Os autores neoclássicos se preocuparam em estabelecer normas do comportamento administrativo. Se baseia na apresentação e discussão de princípios gerais de como planejar, como organizar, como dirigir, como controlar.
Como quase todos os autores da teoria Clássica, os neoclássicos também se preocupam em estabelecer os princípios gerais da administração.
A.P.O. (administração por objetivo), é um método de planejamento e controle administrativo, fundamentado no principio de que, para se atingir resultados, a organização precisa antes, definir em que negócio esta atuando e onde pretende chegar.
A administração por objetivos implica em uma técnica sistemática de gerencia.
Forte ênfase é colocada no planejamento e no controle. * Duas características norteiam a A.P.O. de Drucker: * As características estruturais e as comportamentais. * Os executivos fixam alvos à longo prazo e a curto prazo. Os de longo prazo são em geral estabelecidos pelos dirigentes da cúpula.
Os objetivos e metas são expressas como resultados finais e não como tarefas ou atividades.
Os objetivos e metas devem ser coerentes, bem como coordenados nos sucessivos níveis e áreas da organização.
Dá-se ênfase no compromisso próprio dos subordinados em relação às