Teorias Motivacionais
1- Conceitue Motivação é de um exemplo no contexto do trabalho.
Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta.
Ex: Quando é imposto um desafio, onde o ambiente lhe da condição de colocar suas habilidades em pratica, para o alcance de uma determinada meta, ele utiliza toda sua energia de maneira persistente. É o colaborador tem um bom feedback de sua participação, assim lhe proporcionando uma auto reconhecimento esse colaborador sente-se motivado.
2- Diferencie Motivação Intrínseca Extrínseca.
Motivação intrínseca: Está relacionado com a satisfação com o trabalho ( é algo que vem de dentro para fora)
Motivação extrínseca: Está relacionada com a satisfação no trabalho ( é algo que vem de fora para dentro)
3- Apresente duas teorias motivacionais denominadas como antiga, é apresente às premissas de uma delas.
As teorias antigas são:
Teoria da hierarquia das necessidades ( Maslow )
Teoria X e Y ( Douglas McGregor)
Teoria X: A premissa de que os funcionários não gostam de trabalhar, são preguiçosos, evitam a responsabilidade e precisam ser coagidos para mostrar desempenho. O Homem comum é por natureza indolente – trabalha o menos possível.
Teoria Y: A premissa de que os funcionários gostam de trabalhar, são criativos, buscam responsabilidades e podem demonstrar auto orientação.
4- Apresente duas teorias modernas é apresente às premissas de uma delas.
As teorias modernas são:
Teoria da fixação de objetivos (Edwin Locke)
Teoria do reforço
Teoria do reforço: de acordo com essa teoria, os comportamentos relacionados ao trabalho não partem de fatores internos de motivação, pois têm como princípio recompensas ou reforços oriundos do ambiente. Assim, os comportamentos que tenham sido objeto de recompensas têm maior probabilidade de se repetirem em ocasiões futuras.
5- Construa uma situação