Teorias Motivacio
ANA CARLA MOREIRA BARBOSA
DAVID RAFAEL DA SILVA SANTOS
HELENA JORGE DA SILVA
MICHELE DA SILVA QUEIROZ
THAIS SCARLET CANDEIA SILVA
Teorias Motivacionais
Brasília-DF
2015
Sumário
1-Teoria da Motivação X e Y
Autor:
Douglas MacGregor
1.1-Análise:
Teoria X- “Hipótese da mediocridade das massas.”
Onde ele dizia que os trabalhadores não gostavam de exercer suas funções, eram acomodados e só faziam algo através de pressão do seu gestor, punições ou recebendo algum pagamento.
1.2-Características
Nesta teoria o que se destaca são as atitudes dos trabalhadores e gestores, o indivíduo não tem interesse pelo trabalho, sempre que pode evita exercer sua função; a todo o momento é observado, pressionado e punido para que se esforce e cumpra os objetivos da organização; não tem a menor preocupação pelos outros e nem com qualquer outra coisa que esteja interligado com a empresa somente em sua segurança pessoal e financeira.
Os gestores por sua vez aplicam punições desnecessárias, distancia-se de seu subordinado e até mesmo deixa-o fora de decisões das quais ele poderia participar e colaborar com o andamento da empresa.
2-Teoria Y: “O trabalho é tão natural como o lazer, se as condições forem favoráveis.” Nesta teoria os trabalhadores têm o apoio da empresa e motivação para que possam evoluir e desenvolver suas habilidades e competências.
2.1-Características
O autor já classifica os trabalhadores como responsáveis e totalmente adeptos ao trabalho. Onde o homem está disposto a se auto-dirigir, expor sua criatividade,potencial e idéias em prol da empresa.
O empregado vai ao trabalho disposto a envolver-se com os problemas da empresa e encarar os desafios, participando nas tomadas de decisão e cooperando para solucioná-los.
2.2-Processo de Planejamento de