Agregado Mi Do Trabalho
Definição
Os agregados são materiais granulares sem forma e volume definidos com propriedades adequadas para o uso na construção civil, podendo ser definido sob diversas óticas, entre elas: a geológica (a origem de formação); à densidade (leves, normais, pesados); tamanho (graúdo, miúdo); origem de produção (naturais, artificiais). A classificação quanto ao tamanho, é sem duvida a mais significativa para efeitos práticos de utilização dos agregados. (FRAZÃO, 2002).
BAUER (1995), do ponto de vista geológico, define areia, como um sedimento clástico inconsolidado, de grãos em geral quartzosos de diâmetros entre 0,06 e 2,00mm.
A areia é agregado miúdo originado através de processos naturais ou artificiais de desintegração de rochas ou provenientes de outros processos industriais. É chamada de areia natural se resultante da ação de agentes da natureza e de artificial quando proveniente de britagem ou outros processos industriais (BASÍLIO, 1995).
Segundo CARUSO & SBRIGHI NETO (1983), areia é um material granular, não coesivo e constituído de partículas que variam de 0,06 a 2,0 mm.
A Associação Brasileira de Normas técnicas – ABNT, através da NBR 7211/05 define agregado miúdo, areia de origem natural ou resultante do britamento de rochas estáveis, ou mistura de ambas, cujos grãos passam pela peneira ABNT 4,8 mm e ficam retidos na peneira ABNT 0,15 mm.
A Associação Brasileira de Normas Técnica – ABNT, através da NM 248/03 classifica o agregado miúdo de acordo com o modulo de finura, conforme se apresenta na tabela.
TABELA: Classificação de acordo com módulo de finura NM 248/2003
Agregado
Módulo de Finura
Muito Grosso
MF 3,90
Grosso
3,30 MF < 3,90
Médio
2,40 MF < 3,30
Fino
MF < 2,40
Fonte: NM 248/2003
Métodos de Lavra e Beneficiamento de Agregados Miúdos
As jazidas de agregados miúdos, em geral, são formadas nos cursos d’água ou em áreas de deposição para onde este material foi transportado, estas áreas são chamadas de depósitos, que podem ser do