DETERMINAÇÃO DO TEOR DE MATERIAIS PULVERULENTOS DO AGREGADO MIÚDO
1 INTRODUÇÃO
Na aula prática de materiais de construção do dia 30 de outubro de 2013, fizemos um experimento que teve como objetivo nos proporcionar noções sobre a influência das substâncias deletérias no concreto, para esta aula prática tivemos o auxílio
2 REVISÃO DA LITERATURA
Agregados na construção civil são de inúmera importância para o corpo do concreto ou da argamassa, eles dão corpo à massa tendo estes vários fins. A aplicação do agregado varia como, por exemplo, podemos citar a utilização da areia como um dos principais agregados da argamassa e as britas como principal agregado para a obtenção do concreto.
Os agregados são divididos em dois tipos, sendo ambos muito requeridos na construção civil, são eles:
La Serna e Rezende (2009, p. 01) dizem que “Dessa forma, define areia ou agregado miúdo como areia de origem natural ou resultante da britagem de rochas estáveis, ou a mistura de ambas, cujos grãos passam pela peneira ABNT de 4,8 mm e ficam retidos na peneira ABNT de 0,075 mm”.
La Serna e Rezende (2009) afirmam que agregado graúdo é aquele material proveniente de rochas estáveis, são graúdos, pois passam por uma peneira de malha quadrada com abertura nominal de 152 mm e ficam retidos na peneira de 4.8 mm.
Agregados podem ser de origem natural ou artificial, geralmente agregados miúdos são areias que são retiradas de forma natural por dragas em rios, porém com a constante retirada deste material em diversas localidades e também por ser um material finito algumas regiões acabam que usando rochas pulverulentas que passam por um processo industrial de moagem isto acaba demostrando que alguns tipos de agregados miúdos são de origem artificial por terem passado por algum processo não natural, existem diversos outros tipos de materiais artificiais no mercado sendo estes geralmente rochas trituradas entre outros como cimento e a cal hidratada.
O material pulverulento está