Teorias interacionistas quadro comparativo
TEORIAS INTERACIONISTAS
A IMPORTÂNCIA DO
CONHECIMENTO
CONCEITO DE INTELIGÊNCIA
IMPLICAÇÕES PARA INCLUSÃO.
Piaget
É o mais conhecido dos teóricos interacionistas de desenvolvimento. Sua teoria é mundialmente conhecida.
Conceito de inteligência cognoscitiva. Piaget define inteligência como a capacidade de adaptação às situações novas e sua função é sempre compreender (assimilar) e inventar (acomodar), expandindo o meio para que o indivíduo sobreviva.
As pesquisas de Piaget perceberam que a lógica de funcionamento da criança é diferente da do adulto. Dispôs sobre os estágios do desenvolvimento das crianças.
Vygotsky
Seu conhecimento é importante por ir além das simplificações do comportamentalismo e por complementarem as etapas do desenvolvimento intelectual, meramente genético defendido por Piaget.
Vê a inteligência como habilidade para aprender. E salienta a importância da participação da criança e do mediador no processo de aprendizagem, através da inserção social do indivíduo.
Suas teses são relevantes por irem além das simplificações behavioristas, cujo principal papel no processo de maturação cabe ao ambiente e não ao indivíduo - e por complementarem as etapas do desenvolvimento intelectual, meramente genético, sugeridas por Jean Piaget. Para Vygotsky, a participação da criança e do mediador no processo de aprendizagem apontava para importância de inserção social do indivíduo, em suas diversas fases de crescimento, mostrando que a mente depende, constitutivamente, do contato estreito com uma comunidade para sua efetiva maturação.
Gardner
A teoria das múltiplas Inteligências aponta que nenhum teste pode determinar de forma precisa o nível de inteligência de um indivíduo. A melhor maneira de avaliar isso é por meio de um exame realista de seu desempenho, em muitos tipos de tarefas, atividades e experiências associadas a cada uma das inteligências.
Define inteligência como a capacidade de resolver