teorias humanistas
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM, NUTRIÇÃO E FISIOTERAPIA
CURSO DE ENFERMAGEM
Teorias Humanistas
Goiânia,
2014/1
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM, NUTRIÇÃO E FISIOTERAPIA
CURSO DE ENFERMAGEM
Teorias Humanistas
SUMÁRIO
AS TEORIAS HUMANISTAS As teorias humanistas abordam o estudo da personalidade de “dentro para fora”, enfatizando as experiências internas, sentimentos e pensamentos, e o valor básico individual do ser humano. Da perspectiva humanista, as pessoas são naturalmente boas (ou, pelo menos, neutras), e possuem um impulso positivo para a auto-realização.
A história do pensamento filosófico mostra que o homem sempre se preocupou com os problemas existenciais que ultrapassam o espaço e o tempo: angustia, medo, temor, náusea existencial etc. Esses problemas, algumas vezes enraizados, no coração do homem, suscita questões e respostas de ordem existencial. As inquietações são próprias do ser humano e os questionamentos sobre suas inquietações são próprios de seu espírito. O conflito do humanismo surge com a pergunta: que é o Homem? Posta a questão, os diferentes segmentos do conhecimento tentar formular uma definição universal do ser humano e, a partir da definição, tentar resolver os seus problemas existenciais. Em sua interioridade, porém, o Homem continua não sabendo quem é, nem como resolver suas questões existenciais. Ele é um desconhecido para si mesmo e não sabe como se estruturar para viver mais confiante em si e em suas relações sociais. Na verdade, o existencialismo não resolve os problemas existenciais do homem, apenas os revela.
1 TEORIA EXISTENCIAL
Não sendo uma verdadeira escola psicológica, é uma atitude que tem influenciado quase todas as formas de terapia quer surgiram em oposição à psicanálise ortodoxa. Aliando-se à chamada terceira