Teorias Evolucionistas
Criacionismo: Dentro do criacionismo várias hipóteses podem ser enquadradas que sustentam a interpretação de diversos livros sagrados. O criacionismo se caracteriza pela oposição às terias cientificas sobre fenômenos relacionados a origem do universo, da vida e da evolução das espécies. Não se pode confundir criacionismo com cristianismo, pois segundo a teria as coisas foram criadas por um criador oponente, não sendo necessariamente Deus dos cristãos. O criacionismo trabalha só com a fé, a pessoa não pode questionar ou duvidar, tem que acreditar.
Criacionistas puros: são os que acreditam na criação divina e ponto.
Criacionistas evolucionistas: são os que aceitam as teorias evolucionistas e ao mesmo tempo acreditam que essas teorias descrevam o método como um criador oponente criou todas as coisas.
“Não vamos contrapor as teses, mas o equivocado seria oferecer só uma informação. O evolucionismo é tão questionado quanto o criacionismo.” - Susana Vieira.
Evolucionismo: é quando pela primeira vez o homem busca explicação da natureza dentro da natureza e abandona as explicações mitológicas, aquilo que alguns historiadores costumam chamar de, a passagem do saber mítico para o pensamento racional, filosófico. As teorias cientificas distinguem-se dos mitos por serem criticáveis e por estarem abertas a modificações a luz da critica. O conhecimento cientifico pode ser descrito como um grupo de coisas cheias de incertezas, algumas mais prováveis que as outras, mas nenhuma absolutamente certa.
Perguntas frequentes: O conhecimento cientifico é verdadeiro?
Não, mas também não é falso. Se expressa por probabilidades.
É provado?
Não, mas também não é invalido. Observação e experiências fazem dele a representação da realidade mais provável criada até hoje. Mesmo assim não se podem fazer afirmações.
Lamarckismo: são teorias transformistas, a