teorias de vygotsky
Psicólogo nascido em Orsha ,uma pequena cidade perto de Minsk, a capital da Bielo-Rússia, Lev Semenovitch Vygotsky(1896-1934) deixou varias obras. E em seus estudos deixou uma que coloca a escola como papel principal no desenvolvimento mental da criança.
Seus pensamentos parte da teoria de que o homem é um ser mutável e se desenvolve em interação com a sociedade. A relação em que o homem modifica o ambiente e que o ambiente também modifica o homem. Escreveu o psicólogo “ Na ausência do outro, o homem não se constrói homem”.
Para Vygotsky todo aprendizado precisava de um mediador, e que os primeiros contatos da criança com novos conhecimentos deveria ser mediado por um adulto ou por outra pessoa com mais conhecimentos que o seu.
Segundo a teoria de Vygotsky podemos ver o nível de desenvolvimento da criança por aquilo que ela consegue fazer sozinha e aquilo que ela ainda precisa de ajuda para fazer. Este conceito é conhecido como zona de desenvolvimento proximal.
O psicólogo considerava ainda que todo aprendizado amplia o universo mental do aluno. “Ensinar o que a criança já sabe desmotiva o aluno e ir além de sua capacidade é inútil” (Teresa Rego).
Outro conceito de Lev Vygotsky é a Mediação, que se trata da relação do individuo “ser humano” com o mundo, com o ambiente que se dá por meio de duas formas:
-Através de instrumentos: é quando há cobiça entre o sujeito e o objeto, usado para alcançar uma meta.
-Através de signos: tem a função simbólica. Representam ou expressam objetos ou fatos.
De acordo com estes estudos podemos dizer que a escola e suas atividades produzidas e realizadas dentro ou fora da sala de aula, podem sim motivar o desenvolvimento psicológico da criança em vários aspectos. E que o uso da psicologia no desenvolvimento da aprendizagem ,ajuda no contato e na interação entre alunos e professores, alunos e alunos.
Apesar de seu