teorias da motivacao
FACULDADE TECNOLOGIA DE JARAGUÁ DO SUL
As Teorias da Motivação do Comportamento do Consumidor
Na teoria da motivação de Freud foi estudado o comportamento humano, cujo fundamento é a afirmação de que o comportamento pode ser entendido no jogo das emoções e dos afetos.
Uma das teorias de motivação mais comentada e utilizada em Marketing e a teoria psicodinâmica de Freud.
A teoria de Freud, que tem resultados espetaculares afirma que as pessoas não conhecem seus verdadeiros desejos, por esse motivo existe uma espécie de mecanismo que avaliam e determinam quais podem se tornarem conscientes e quais não.
Na teoria da motivação usa-se muito o conceito de inconsciente que é a forma de valorização do passado da pessoa. Os profissionais de marketing usam essa teoria para criar diversas explicações sobre os motivos de consumo das pessoas, o consumo é explicados os comportamentos resultantes desses conteúdos inconscientes, e o comportamento de consumo é uma das formas de satisfação e desejos.
Para isso afirma-se que as pessoas podem ter níveis de consciência sobre as experiências relativa as suas ideias, objetos e até mesmo com outras pessoas.
Na teoria de Maslow e o consumo ele fala sobre dos cincos planos que as pessoas criam em sua vida, em satisfazer as necessidades fisiológicas, de segurança, de afeto, de relacionamento e de autor realização, essas necessidades de realização faz com que o individuo desenvolva suas potencialidades e seu conhecimento.
Diferente da teoria de Freud, a teoria de Maslow é um sistema voltado para o presente, em relação do que acontece em seu comportamento de consumo, contudo isso os motivos das teorias mostram as expectativas e o agrupamento das necessidades pessoais.
As teorias da motivação desenvolveram um campo de trabalho e pesquisas que procuram os motivos do consumo, o sentido de desejos e valores mais próximos da consciência, busca também um principio orientador que explique esse