Teorias da comunicação
Teoria Hipodérmica Início do século Que efeito tem os MCM numa sociedade de massa? Estimular para vender. É estudada por psicólogos que tentar observar mecanicamente o comportamento do homem.
Modelo de LasswellAnos 30 Quem? Diz o quê? Através de que canal? Com que efeito? Obter um determinado efeito, observável e susceptível de ser avaliado na medida em que gera um comportamento que se pode de certa forma associar a esse objetivo. Processos estritamente assimétricos, com um emissor ativo que produz o estímulo e uma massa passiva de destinatários que, ao ser “atingida” pelo estímulo reage.
Mass Communication ResearchEntre as décadas 20 e 60 O que fará a rádio pela sociedade? Procura observar a complexidade dos elementos que entram em jogo na relação entre: emissor – mensagem – destinatário. Os estudos são concentrados na audiência, no interesse em obter informações, nos fatores ligados a mensagem, em observar os efeitos dos MCM na sociedade.
Teoria Funcionalista Década de 60 Qual a função dos meios de comunicação? Tentar dar rigor para as ciências exatas para as questões sociais. Jornalística, informativa, cultural e entretenimento.
Two - Step - FlowDécada de 40 Que categoria de pessoas está predisposta a mudança? Quais influências atuam para produzir essas mudanças? Em que direção se orientam mudanças? Conhecer os processos de formação e transformação da opinião pública. A teoria inaugura uma nova perspectiva diante dos efeitos dos meios de comunicação, compreendidos não mais isoladamente, mas a partir de interações recíprocas que são estabelecidas entre os destinatários sendo parte de um processo mais complexo que é o da influência pessoal.
Usos e Gratificações Proposta na década de 40 O que as pessoas fazem com os mass media (MCM)? Satisfação das necessidades. Teoria mais complexa e abre o caminho para novas teorizações.