Teorias da Comunicação
1. Ao traçar um panorama dos estudos sobre a comunicação, a pesquisadora Vera Regina Veiga França identifica quatro modelos ou paradigmas comunicativos a partir dos quais se desenvolveram as principais teorias. São eles:
ESCOLA DE FRANKFURT OU TEORIA CRITICA
ESCOLA DE CHICACO
INTERACIONISMO SIMBÓLICO
ESTUDOS CULTURAIS
ESTUDO DOS EFEITOS DOS MEIOS
2. “Os pesquisadores procuraram eliminar os eventuais problemas de transmissão (ruídos) em canais físicos, por meio de seleção, escolha e discriminação de signos para conseguir veicular mensagens de forma econômica e precisa”. A frase anterior refere-se a qual teoria?
TEORIA DA INFORMAÇÃO
3. O início das pesquisas sobre comunicação os Estados Unidos é marcado por estudos voltados para as interações cotidianas, para as cenas urbanas. São tradições inscritas no campo da sociologia (positivista) e psicologia social que, mais ocupadas com as relações e formas comunicativas interpessoais, pensavam os modernos meios de comunicação como alavancas para tirar a sociedade da crise e levá-la a uma vida mais democrática. Quais são essas vertentes que tiveram grande influência até meados dos anos 1940?
ESCOLA DE CHICAGO
INTERACIONISMO SIMBÓLICO
4. Shannon e Weaver identificaram três ordens de problemas no estudo da comunicação:
5. “[Essa teoria] pretende decompor o universo em pedaços de conhecimento, ser capaz de traçar seu roteiro e depois recompor um modelo, simulacro desse universo, aplicando certas regras de reunião ou interdição, mas procura leis de conjunto a partir desses elementos, de oposições pertinentes (figura/fundo), e acaba se tornando uma atitude dialética opondo figura e fundo, formas e mensagem, ordem e desordem, sinal e ruído.” Na citação acima, o pesquisador Abraham Moles vincula a Teoria da Informação a uma vertente específica da Pesquisa em Comunicação. Qual?
6. Qual das afirmações abaixo se relaciona diretamente com a Teoria Cibernética de Norbert Wiener?
7.