Teorias da admnistração
Introdução
Acontecimentos que ocasionaram o surgimento da Teoria da Administração
O surgimento da Teoria da Administração foi ocasionado pelo crescimento acelerado e desorganizado das empresas, que gerou um aumento da complexidade da administração e a necessidade de maior planejamento. E consequentemente uma abordagem científica substituindo a improvisação por métodos racionais de trabalho. Incluindo a necessidade que as empresas passaram a ter de aumentar a eficiência e a competitividade ,procurando obter um melhor aproveitamento de seus recursos para poder enfrentar a concorrência e a competição, que aumentavam a cada dia. Além disso, as condições empresariais do século XX eram ideais para o surgimento de uma nova teoria sobre a administração, foram elas: grande número de empresas gerando grande concorrência, problemas de aproveitamento do maquinário instalado, com grandes perdas de produção devido a decisões mal planejadas, insatisfação entre os operários, fadiga, etc.
Frederick W.Taylor (20/03/1856 - 21/03/1915) Nasceu na Filadélfia, viveu na Europa durante três anos e aos 18 anos começou a trabalhar como aprendiz na Hydraulic Works, fabricante de bombas a vapor. Depois da licenciatura em engenharia mecânica pela Steve Institute of Technology, ascendeu a engenheiro- chefe da Midvale Steel Company,passando a diretor –geral da Manufacturing Investiment Company. Em 1983 mudou-se para Nova Iorque para trabalhar como consultor de engenharia .
Desenvolvimento
A Teoria da Administração Científica consiste em uma análise temporal das tarefas individuais que permitia melhorar o desempenho dos trabalhadores. Depois de identificar os movimentos necessários para cumprir uma