Teoria geral da admnistração
FACULDADE PADRE MACHADO
Curso de administração
Prof.ª Fabiana Fonseca
Fabíola Queiroz de Abreu
Teoria Geral da Administração
Julho/2012
1 INTRODUÇÃO Diante das constantes mudanças e oportunidades que surgem todos os dias no mercado de trabalho, as inovações tecnológicas, novas empresas no mercado com ramos distintos e trabalhadores experientes e inexperientes, cresce o interesse e a demanda para a área administrativa, por essas e outras razões é de grande importância que as pessoas envolvidas direta e indiretamente no ramo procurem maior conhecimento não apenas prático (ou tácito), mas também busque o conhecimento teórico (explícito). O objetivo deste trabalho é apresentar de forma clara e precisa as teorias da administração, portanto o assunto central a ser abordado neste artigo será a Teoria Geral da Administração.
Primeiro vamos apresentar os principais conceitos, discutir a respeitos dos contextos históricos, falaremos sobre as escolas Clássica e Neoclássica e sobre as teorias administrativas: administração cientifica, teoria clássica, teoria burocrática, teorias das relações humanas, teoria estruturalista, teoria de sistemas, teoria comportamental, teoria contingencial. Destacando como, quando e onde elas surgiram, quais os principais pensadores de cada uma delas e quais são as influências deles na evolução das teorias.
Depois apresentaremos as funções básicas, falaremos sobre a importância de planejamento, organização, direção e controle, que são essenciais para alcançar êxito no ramo administrativo.
2 TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Teoria Geral da Administração (TGA) é a disciplina que estuda a importância da Administração nas organizações. Ela procura orientar, distinguir e conceituar as diferenças entre dois lados importantes e dependentes entre si, os quais poderiam ser