Teorias da administração
* Motivação
Deve-se ter e manter vários fatores para que os colaboradores se auto motivem, porque como sabemos nenhum ser motiva o outro, a motivação vem de si próprio. Dentre estes fatores podemos considerar a higiene do ambiente de trabalho, pois assim exercerá sua função com plenitude e mais organização. Também outros fatores como responsabilidade, reconhecimento, realização pessoal e interpessoal, salário, entre outros, fazem com que os recursos humanos se sintam valorizados e assim adquiram a motivação.
* Liderança e processo decisório
É necessário saber liderar, para converter esforços de uma equipe no sentido da realização da estratégia estabelecida. E intrínseco àquele que lidera cabe também a tomada de decisões, o que o exige muita responsabilidade e riscos a serem corridos.
* Comunicação
A comunicação clara, objetiva e sem ruídos dentro da empresa é essencial para evitar quaisquer tipos de desentendimento e conflito entre os colaboradores, por isso, devemos manter esforços para que essa boa comunicação aconteça.
Teoria do desenvolvimento organizacional
* Mudança organizacional planejada
É a vinda de especialista para diagnosticar problemas da empresa que vão ser levados aos diretores promovendo a mudança organizacional.
* Empowerment
É preciso permitir a integração dos colaboradores no processo de tomada de decisão, contribuindo para o melhor rendimento da companhia, assim, a organização estará dando um voto de confiança ao profissionalismo de cada um e a descentralizando, tornando-a mais flexível e menos burocrática.
* Técnicas de DO
O processo deve ser contínuo e constantemente revisto e atualizado. Promover o desenvolvimento das pessoas demanda fundamentalmente conhecer as diversas razões do grupo, acompanhando as mudanças do ambiente e das pessoas que integram essa equipe. As atitudes de tal podem implicar em mudanças de cultura, valores e crenças da organização,