História e definições de relações públicas
COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HAB. EM RELAÇÕES PÚBLICAS.
PROCESSOS DE RELAÇÕES PÚBLICAS
ATPS - Relações públicas – Histórico e Definições
Brasília, 2013.
Etapa 1
Diversas são as definições de Relações Públicas, percebe-se que até os dias atuais não se chegou a uma única definição para essa profissão. Os vários autores, que definem a Relações Públicas, não chegaram a um consenso, cada autor tem uma concepção diferente da profissão de Relações Públicas.
Para Ferrari “é preciso definir relações públicas de forma clara e concisa e, ao mesmo tempo desenvolver pesquisas que permitam identificar as suas diferenças locais e, então estruturar um programa de divulgação, de forma a possibilitar à sociedade uma compreensão adequada de seu conceito” (FERRARI, 2003, p.10).
No livro Para entender Relações Públicas, Cândido Teobaldo destaca que “A realidade é que o termo “relações públicas” tem diferentes significados para diferentes pessoas, estando ainda longe de se encontrar uma significação pacifica para a expressão”.
“[...] De qualquer maneira, o campo de definições de Relações Públicas está se estreitando, e já mostra tendências para diminuir cada vez mais”. (ANDRADE, 1983, p.33 e 34,).
MOURA, Cláudia Peixoto afirma: “Relações Públicas eram definidas como, uma técnica de comunicação, uma profissão, uma atividade ou conjunto de atividades, uma função administrativa, um método, um princípio fundamental da própria existência do ser humano, uma religião ou ainda uma filosofia de administração” (p. 44).
Kunsch destaca no seu livro Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada que “posicionar as relações públicas, estrategicamente como um campo das ciências da comunicação com teorias próprias, que desempenha funções específicas nas organizações” (2003, p.13).
França afirma que “a essência da atividade de relações públicas são os relacionamentos