teorias da administração
INTRODUÇÃO
As Atividades Práticas Supervisionadas constituem-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem via interdisciplinaridade integração e relacionamento dos conteúdos de disciplinas que compõem os semestres do curso e práxis: integração teoria e prática por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula à realidade
O presente trabalho, elaborado com base nas premissas anteriores, tem como objetivo apresentar as evidências de aplicação das teorias da administração por meio de um estudo sobre as práticas administrativas em uma organização do ramo de corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e saúde, a Casa do Corretor, empresa de pequeno porte classificada de acordo com as normas do BNDS.
De maneira a utilizar as habilidades adquiridas em sala, a APS visa equivaler, mediante pesquisas e estudos de caso, a teoria à prática vivenciada no mercado atual. Os métodos utilizados para obter resultados comparativos, serão: a pesquisa de campo com visita técnica ao local; elaboração de um questionário que permita informações adicionais, mais detalhadas e registradas; pesquisas em livros e internet.
Tem-se como premissa no presente estudo, a estruturação de ideias, definições e práticas todas contendo embasamento teórico, apresentada nas Teorias no presente trabalho.
Em uma análise macro será tratada as teoria geral das organizações e da administração, desde o cliente até o produto em sua forma final (como serviço), na análise meso será abordado a forma com que a empresa administra o setor comercial e processos, visando identificar quais teorias a empresa utiliza como é avaliada na prática e qual o seu peso em um ambiente competitivo como o vivido no mercado atual.
1. REVISÃO CONCEITUAL
1.1. A Teoria Clássica
Os primeiros trabalhos no campo da Administração surgiram no início do século XX. Nesse início, são destacados dois grandes nomes: o norte-americano