Teorias da Administração
Por que esse empreendimento tem sucesso, mesmo enfrentando forte concorrência ? Sabemos que é difícil encontrar uma empresa que seja uma ilha, que esteja sozinha no mercado .
O que faz com que os negócios andem bem, que coloquem seus produtos no mercado e contas feitas obtenham lucro?
Uma empresa não é lucrativa, porque produz bem, a baixos custos, ou porque tem uma boa equipe de vendas , ou porque tem boas relações com o banco A ou B , ou.......ou.........
A empresa lucrativa é lucrativa simplesmente porque substituiu o “ou “ pelo “e”. Produz bem a baixos custos e tem uma boa equipe de vendas e tem boas relações bancárias e tem uma equipe coesa e tem um foco e tem uma mensagem aceita por todos e tem uma missão e tem uma visão.
Ainda hoje encontramos empresas que querem ser lucrativas via redução de gastos , controlando copinhos de café e caneta , negligenciando um bom sistema de gestão de chão de fabrica , as técnicas de planejamento e controle de produção , a contabilidade de custos , as relações com o mercado , as técnicas de controladoria e gestão financeira.
Quanto mais consciente estiverem os colaboradores e gestores da empresa da necessidade de inter-relações das áreas maiores serão as chances de lucratividade desse empreendimento, pois as inter-relações e a sintonia destas despendem da divulgação da visão , motivo pelo qual foi criada a empresa, divulgação da missão , o que se espera de cada um para se atingir o futuro proposto, delegação , gerada pela adição de competências.
Visão e missão são fatores importantíssimos para se criar um empreendimento de sucesso , mas a delegação via adição de competências, motor gerador de resultados , é a palavra chave.
Adicionar competências deixa claro o entendimento de que “ a maior parte das criações humanas é obra não de gênios isolados , mas de grupos e comunidades “ , como diz Domenico de Masi em seu