teorias da administração
Não tenho objetivo de descrever as tecnologias que estão despontando ou existem no mercado, entretanto desejo mencionar que esta é apenas uma parcela do processo para agregar vantagem competitiva. Implantar um sistema de gestão integrada, acoplar um BI (Business Intelligence) e fazer uso de sistemas que auxiliam a colaboração corporativa são etapas que integram o uso de equipamentos e sistemas cada vez mais complexos de gerenciamento da informação.
Um passo a frente desse contexto está à gestão de ativos ‘tecnológicos’ intangíveis e quanto estes podem agregar valor para a empresa. Investimentos em tecnologia da informação são necessários permanentemente na vida das organizações, entretanto não resolvem os problemas por si só. É imprescindível existir a capacidade da empresa em executar estratégias baseadas em tecnologia.
A diferença entre o profissional da área de informática e o administrador está exatamente na palavra gestão, pois envolve os quatro processos administrativos que são o planejamento, a organização, o controle e a direção. É necessário alinhar novas oportunidades e novas tecnologias com os recursos existentes na organização, buscar novas competências, quando necessário, mas, principalmente, fazer uso de um modelo de planejamento estratégico, seja Balanced Scorecard (BSC), Fatores Críticos de Sucesso (FCS) ou outra metodologia que possibilite identificar os sinais vitais da organização que devem ser monitorados para atingir os níveis de crescimento e lucratividade pretendidos.
A gestão envolve conectar recursos humanos e tecnológicos e imensuráveis variáveis que podem fazer parte deste contexto. Para