Cuidado de enfermagem em hidronefrose
Definição:
A nefrite é o resultado de um processo inflamatório difuso dos glomérulos renais tendo como base um fenômeno imunológico. O fenômeno imunológico responsável ocorre quando uma substância estranha (antígeno) entra na circulação e é levada aos setores de defesa do nosso organismo. O organismo para se defender produz um anticorpo. A reunião do complexo antígeno-anticorpo pode depositar-se nos tecidos, criando uma lesão inflamatória. Quando o tecido atingido for o glomérulo, a lesão denomina-se glomerulonefrite.
Sinais e Sintomas:
Náuseas, Vômitos, Fadiga, Cefaléia, Dor lombar, Oligúria, Hematúria, Edema facial, Anasarca Hipertensão
CUIDADOS DE ENFERMAGEM
Repouso absoluto; Aferir sinais vitais: ênfase em pressão arterial; Balanço hídrico; Observar, comunicar e anotar aceitação alimentar; Controlar peso em jejum; Observar, comunicar e anotar evolução de edema.
Infecção Urinária
O paciente queixa-se de dor, ardência e urgência para urinar. O volume urinado torna-se pequeno e frequente, tanto de dia como de noite. A urina é turva e mal cheirosa podendo surgir sangue no final da micção. Nos casos em que a infecção atingiu o rim, surge febre, dor lombar e calafrios, além de ardência e urgência para urinar.
Sintomas:
Dor Ardência Dificuldade para urinar Urgência para urinar; Micções frequentes com volume diminuído Urina com alteração de coloração e odor Presença de muco na urina Hipertemia
CUIDADOS DE ENFERMAGEM
Emprego de técnica correta de sondagem vesical Administração de medicamentos Aferir sinais vitais com ênfase em temperatura Observar, comunicar e anotar características da urina. Orientação sobre higiene.
PIELONEFRITE
Definição:
A pielonefrite é uma infecção do trato urinário superior, que envolve o rim, geralmente causada por bactérias vindas da bexiga, que alcança a pelve renal por via ascendente. Existe um segundo modo, que pode ser pela via hematógena, quando há alguma outra infecção no