Cirurgias urológicas
Acadêmicos: Adriana dos Santos Edvânia Patrícia Flávia Queiroz Ragna Dall’ Alba Wélica Couy
Revisão da Anatomia
Aparelho urogenital é a unidade anatômica constituída pelos órgãos formadores e eliminadores da urina e pelos órgãos genitais responsáveis pela reprodução e perpetuação da espécie. O sistema urinário compreende : dois rins, dois ureteres, bexiga e uretra. Rins: estrutura localizada no plano retroperitoneal. Ureteres: é um tubo que liga a pelve do rim a bexiga.
Bexiga: órgão muscular que armazena e elimina a urina. Uretra: canal condutor da urina, que parte da bexiga e termina na superfície exterior do corpo, no pênis ou vulva.
Aparelho genital feminino
O sistema feminino consiste em duas estruturas: externas e internas. Internas: vagina, útero, ovários, tuba uterina
Aparelho Genital Feminino
Externas: A vulva constitui a parte externa dos órgãos genitais femininos. Inclui duas pregas espessas do tecido (grandes lábios) e dois lábios menores (pequenos lábios) situados dentro dos grandes lábios, o clitóris que é constituído de tecido erétil e o orifício vaginal.
Aparelho Genital Masculino
Testículos: responsável pela espermatogênese e pela secreção do hormônio sexual masculino testosterona que induz e preserva funções sexuais masculinas, ficam contidos na bolsa escrotal que os mantém em uma temperatura um pouco mais baixa que o restante do corpo.
Próstata: localiza-se abaixo do colo da bexiga. Produz uma secreção química adequada para as necessidades dos espermatozoides em sua passagem nos testículos.
Aparelho Genital Masculino
Pênis: é um órgão para cópula e para a micção, consiste na glande, corpo e raiz do pênis.
Glande: é a porção arredondada e macia na extremidade distal do pênis, é naturalmente coberta pela pele peniana alongada- o prepúcio que pode ser retraída para expor a glande. Corpo do pênis: é composto por tecidos eréteis, contendo inúmeros vasos sanguíneos que ficam distendidos, levando à