Teorias da Administracao
a) Explique qual era o contexto das empresas americanas no período em que Taylor levantou seus questionamentos sobre o desperdício de tempo, dinheiro e esforços.
Resposta: Os sistemas administrativos eram ineficientes. Prevaleciam os métodos passados de geração em geração usando o empirismo. Os operários produziam num processo lento para preservar seus empregos, seus próprios interesses. Acreditava-se que se produzissem com rapidez muitos trabalhadores poderiam perder seus empregos. b) O que é o estudo dos tempos e movimentos? Para que serve?
Resposta: Taylor na busca de tornar os trabalhos mais produtivos desenvolveu métodos de analisar o tempo e o movimento gastos para realizar uma atividade. Utilizando o menor tempo possível, definindo um tempo padrão, havia a perspectiva de melhorar o desempenho.
c) O que significa organização racional do trabalho?
Resposta: Executar os trabalhos para atingir a sua máxima produção a menor custo, construindo uma estrutura formal com divisão do trabalho. Substituição de métodos empíricos por métodos científicos.
d) Explique a divisão do trabalho e a especialização do operário, segundo Taylor.
Resposta: Cada trabalhador seria responsável por uma etapa do processo produtivo e os mesmos seriam selecionados de acordo com suas aptidões, no desenvolvimento de todo seu potencial.
e) Por que se diz que a Administração Científica enfatiza as tarefas?
Resposta: Taylor acreditava que as tarefas individualizadas traziam maior ganho produtivo e que executando os trabalhos de forma padronizada, a produção seria cumprida.
f) Qual a contribuição de Ford para a Administração Científica?
Resposta: Ford adotou os princípios da intensificação, economicidade e produtividade contribuindo para atingir uma produção em série, padronizada e de custo muito baixo (idealizou a linha de montagem).
2) Sobre a Teoria Clássica da