Teorias Da Administra O
1.1 Administração Cientifica (Ênfase nas tarefas) – Taylor
Em seu livro “Administração de Oficinas” (1903), Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. Tal estudo visava definir uma metodologia que deveria ser seguida por todos os trabalhadores, pregando a padronização do método de trabalho e das ferramentas utilizadas.
Instrumento criado para promover a racionalização do trabalho do operário. Era a divisão e subdivisão de todos os movimentos necessários à execução de cada operação em uma tarefa.
1.2 Administração Cientifica e seu principal seguidor – FORD
O nome de Ford está inteiramente ligado à teoria da fabricação em massa. Esta teoria foi a que mais deslanchou no século XX. A montadora do qual era proprietário, aderiu a este tipo de sistema em 1914, criando assim, uma linha de montagem, buscando baratear o produto final, aumentando assim, o consumo. Partindo desta premissa, com o aumento do lucro, Ford buscava recompensar melhor os funcionários, fazendo assim com que tivessem mais vontade de trabalhar e produzir.
1.3 Teoria das Relações Humanas
A teoria das relações humanas surge na segunda década do século XX (1927), em um períodomarcado pela recessão econômica, inflação, elevada taxa de desemprego e de grandeatividade dos sindicatos.Essa teoria surgiu nos Estados Unidos, como conseqüência da experiência de Hawthorne,desenvolvida por Elton Mayo e outros colaboradores.Sua origem está nos seguintes fatos:
Humanizar a administração, libertando-a dos conceitos da adm cientifica;
Desenvolver a ciências humanas, especialmente a psicologia
Elton Mayo é o fundador dessa escola, mas teve contribuição de Dewim e Lewin.
Teve origem também nas conclusões da experiência de Hawtorne, realizada entre1927 e 1932.
1.4 Teoria Burocrática
Como afirma Chiavenato (2003), Max Weber foi o primeiro teórico que, em uma análise voltada para a estrutura, acreditava que a burocracia era a organização por excelência.