Teorias Curriculares
Atividade 2
O Currículo e a escola devem sempre andar juntos, pois o currículo faz a escola. Não pode ser compreendido, somente, como uma junção de disciplinas. Precisa ser pensado com um objetivo definido, e para tanto precisa ter a participação de professores, alunos e comunidade. Deve ser elaborado não somente como grade, mas pensando na comunidade em que esta inserido..
Nesta ótica, podemos considerar importantes os Estudos Culturais, pois darão base para a formação do currículo. Poderemos justificar conteúdos e disciplinas a partir do momento em que conhecemos a cultura em que ele será inserido.
É intrínseca a distribuição das disciplinas no currículo, com as relações sociais e de poder dentro de uma comunidade. Elas se entrelaçam, para então dar sentido ao currículo.
O currículo deve ser então bem trabalhado, pensado para atender as necessidades das comunidades onde está inserido. Tanto dentro da escola, como fora dela.
Em cada sociedade e em cada período de tempo determinado, o currículo deve ser repensado, para que então possa atender as demandas sociais da época.
Sendo sua abrangência social muito grande, pois influência o modo de viver de toda uma sociedade, deve ser desenvolvido em conjunto com o seu tempo, as necessidades de sua sociedade, e acima de tudo, preparando o jovem para um futuro que certamente terá muitas mudanças.
A escola, assim como o currículo, deve ser um espaço pensado para ajudar na superação de desafios pedagógicos, com um significado claro no sentido da aprendizagem, que deve promover a construção e o desenvolvimento de conhecimentos, que devem partir do principio onde precisam ter significado para os alunos.