TEORIAS Bate Papos
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: TEORIAS DO LAZER
ELILSON LIRA JULIANA DA MATTA
PROJETO DE PESQUISA: SALAS DE BATE- PAPO NA INTERNET COMO FORMA DE LAZER
MARINGÁ
2014
PROJETO DE PESQUISA: SALAS DE BATE- PAPO NA INTERNET COMO FORMA DE LAZER
Trabalho apresentado à disciplina Teorias do Lazer. Como requisito a nota parcial do segundo semestre. Turma do 3° ano do Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá. Orientado pelo Profº Mr. Anselmo Alexandre Mendes.
MARINGÁ
2014
INTRODUÇÃO
Segundo Da Silva (2008) nos últimos vinte anos o mundo presenciou o que muitas pessoas chamam de “a última revolução do milênio”. Dentro deste movimento encontra-se o que se convencionou chamar de Internet, uma rede mundial de comunicação capacitada de interligar computadores e outros meios eletrônicos do mundo inteiro. Só na América Latina já são mais de dez milhões de usuários, e no mundo inteiro esse número já passa de trezentos milhões. Sendo um mecanismo de comunicação muito poderoso, seria impossível pensar que as línguas naturais não sofreriam algum tipo de influência e transformação. A linguagem utilizada pelo internauta (pessoal qual navega pela internet) é determinada pelas características e restrições do meio no qual ele se encontra, trata-se de uma mistura de característica da linguagem escrita.
No Brasil a utilização da internet é cada vez mais significativa. O Brasil é o segundo o país no mundo em permanência na Web, só ficando atrás dos japoneses (Ibope, 2004). Ainda de acordo com dados do Ibope (2002), cerca de 6% da população das nove principais cidades do Brasil utilizavam o computador para acessar a internet em julho de 1998, sendo que este número passou para 20% em maio de 2001. Além de “navegar” pela rede, enviar e receber e-mails, a pesquisa verificou que uma substancial parcela dos usuários também utilizava as salas de bate-papo disponíveis na internet (Ibope, 2002). Estes