Relat Rio 1
1.1 Introdução à Arquitetura de Computadores
O computador foi criado com o intuito de ser uma máquina de cálculos rápidos, capaz de coletar e produzir resultados em questões de segundos. Nesse texto apresentaremos de forma sucinta a introdução sobre a base de sua arquitetura, bem como sua evolução.
A arquitetura de computadores baseia-se nos atributos que são vistos pelo programador, ou seja, atributos que agem diretamente sobre a lógica dos programas.
Os computadores geralmente são disponibilizados no mercado com a mesma arquitetura, porém com diferentes formas de organização.
Suas funções básicas classificam-se em: Processamento, armazenamento, distribuição e controle de dados.
Têm como estrutura básica:
- A unidade central de processamento (UCP) onde é feito o controle das operações e o processamento de dados;
- A memória principal onde são armazenados os dados;
- Os dispositivos de E/S (entrada e saída) onde são feitas as inserções de dados e suas saídas ou retorno;
- Interconexão do sistema – Mecanismo que comunique as demais partes da estrutura básica.
Abaixo temos um resumo da evolução histórica dos computadores:
1) Época dos dispositivos Mecânicos
• Através do Abaco babilônico no século 5. A.C tivemos o primeiro relato de uma máquina que auxiliava o homem a calcular.
• Já em 1614, Scotsman John Napier, descobriu o logaritmo e criou o sistema de Rods, onde era possível multiplicar, dividir e calcular raízes quadradas e cúbicas.
• Blaise Pascal criou a Pascaline em 1642, uma máquina de soma que rapidamente fez sucesso.
• Gottfried Wilhelm Von Leibnitz em 1672 após inúmeras tentativas consegue finalmente desenvolver uma máquina capaz de realizar as quatro operações e raiz quadrada.
• Em 1801 Joseph Marie Jackuard criou a primeira máquina mecânica programável da história: - um tear automático que era controlado por meio de cartões perfurados. Charles Babbage Idealizou um dispositivo mecânico em 1822,