Agencia De Viagens Abertura
1-O AMBIENTE DO NEGÓCIO 3
2- ANÁLISE DE MERCADO 4
3- ANÁLISE COMPETITIVA – PONTOS FORTES E FRACOS 6
4- PLANO DE MARKETING 7
5- PREVISÃO DE VENDAS 10
REFERÊNCIAS 12
1 O AMBIENTE DO NEGÓCIO
Ambiente econômico: como ponto positivo no ambiente econômico encontra-se o aumento da renda média e do consumo das famílias brasileiras, aliados a emergência de uma nova classe média. Segundo o Ministério do Turismo outros fatores positivos são à queda de preço das passagens áreas, a evolução de crédito ao consumidor e o aumento da poupança interna do brasileiro. A participação da indústria de viagens e turismo no PIB do Brasil, incluindo os impactos econômicos indiretos, deve passar de 4,5%, em 2011, para 9,5% até 2022.
Ambiente Socioambiental: no lado social das agências de turismo encontra-se como ponto positivo a redução das desigualdades sociais, pois elas possuem a capacidade de realizar a inclusão social em regiões com poucas alternativas de desenvolvimento. Já no lado ambiental o ponto positivo tem sido a busca pelo ecoturismo, pois ele diverte, relaxa e abaixa o stress. Entretanto ele apresenta com ponto negativo as Legislações de Desenvolvimento Sustentável, pois se acontecerem mudanças climáticas ou em relação à preservação das áreas naturais as empresas podem sofrer processos por uso indevido e perder competitividade por não poderem mais atuar com ecoturismo.
Ambiente tecnológico: o ponto positivo é o uso de sistemas online integrados com companhias aéreas, hotéis e com os próprios clientes, que permitem a uma agência organizar seus produtos, torná-los acessíveis à venda, reduzir custos, aumentar o número de transações, simplificar e acelerar processos. Também possibilita a construção da imagem da empresa na mente do consumidor.
2 ANÁLISE DE MERCADO
Consumidores:
O perfil do cliente de uma agência de viagens é bastante complexo, ou seja, pode ser uma pessoa jurídica ou pessoa física, podem ser casais, grupos de amigos,