Resumo do livro monge executivo
Ao acordar assustado com seu parceiro de quarto dando “bom dia”, John foi convidado pelo parceiro a ir igreja, porém estava cansando e com sono, mas resolveu depois de longos raciocínios cumprir a promessa de que ia na missa das cinco e meia. Ao chegar na capela surpreendeu—se com a majestosa estrutura daquela pequena igreja, que tinha em sua estrutura muitas histórias. Ao começar a missa, John se perdeu em meio aos papeis e não consegui acompanhar a mesma. Após o termino daquela reunião, John dirigiu-se a biblioteca do bairro, onde lá com a ajuda do bibliotecário pesquisou sobre a vida de Leonard Hoffman e conheceu mais sobre a vida deste grande e respeitado administrador.
Ao chegar em casa John ouve barulhos estranhos e quando vai ao banheiro é surpreendido ao ver um rapaz de quatro, concertando os canos de seu vaso sanitário. Ao ver que estava de frente a pessoa que estava tão interessado em saber da vida, John assustou-se ao ficar frente a frente com Leonard Hoffman e aproveitou para pedir a Hoffman que eles tivessem outros encontros.
No domingo pela manhã, John foi á aula, chegou cinco minutos antes do horário e ficou maravilhado pela estrutura da sala. A turma fez um circulo na sala e o irmão Simeão apresentou-se diante de seus alunos e disse as propostas dos assuntos que eles iriam debater durantes sete dias. Logo após o irmão pediu para que seus alunos se apresentassem e que eles estavam formando uma grande equipe. No decorrer das apresentações, John preocupado com o que iria falar, não ouviu o que os companheiros do retiro disseram e ao chegar na sua vez de apresentar-se a equipe, o irmão Simeão perguntou se John tinha escutado o que seu colega Kim tinha falado, porém John foi sincero e disse que não tinha prestado atenção no que seu colega tinha dito. O irmão Simeão gostou da atitude de John e disse: “Ouvir é uma das habilidades mais importante que um líder pode escolher.”
Simeão impôs a turma uma regra, que quando eles tivessem